13 de outubro de 2011

Alteração Escondida no Zoneamento

Está marcada audiência pública para aprovação de mais um condomínio em Valinhos, denominado Ecovilla, será construído no pé da Serra dos Cocais, em frente ao Parque Portugal, ao lado da fazenda Espírito Santo (Caverna Espírito Santo).

Aproveitando a oportunidade de mudança de zoneamento, apareceu uma alteração estranha no mapa da cidade, no bairro do São Bento (veja abaixo), exatamente onde a Prefeitura pretende construir 1.200 casas, levando mais de 5.000 pessoas, dobrando a população de um bairro já muito carente de infra-estrutura, que não tem tratamento de esgoto, não tem asfalto na maioria das ruas, não tem escola para todos, está muito distante do centro da cidade, onde os moradores não conseguem nem receber cartas porque o bairro não é regularizado. 

Além de tudo isso a Prefeitura comprou a área de forma irregular, e que por este motivo, está embargado pela justiça. 

A audiência pública será no dia 27/10 às 19h, na câmara. 

Mais detalhes:




  MAPA ANTES                                MAPA DEPOIS









6 comentários:

  1. Judite Silveira25/10/2011, 09:15

    O Projeto Ecovilla em aprovaçáo na Camara é exemplo e modelo de loteamento fechado auto-sustentavel tendo sido aprovado pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento e Meio Ambiente por unanimidade, tendo recebido voto de louvor.
    Em vez de criticarmos deveriamos defende-lo, para termos um parametro do que deve ser realizado em Valinhos.

    ResponderExcluir
  2. Judite, no texto não tem nenhuma crítica ao Ecovilla, mas já que você tocou no assunto, o projeto não é esta maravilha toda não, nem se quer verificaram o impacto que o condomínio pode causar na caverna Espirito Santo, vizinha a área.

    ResponderExcluir
  3. Judite Silveira25/10/2011, 11:29

    Prezado Dalmace,

    fui verificar seu comentario a respeito da influencia que o Ecovilla pode causar na caverna Espirito Santo e constatei que o empreendimento dista mais de 1 km. da caverna.

    Acredito que com tal distancia náo há com que se preocupar, náo é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Não sei se não há com que se preocupar, quem tem que escrever isto são os técnicos no assunto no relatório de impacto ambiental, por que esta informação não consta ?

    O projeto não é um modelo a ser seguido, mas com certeza é muito melhor do que os condomínios que estão construindo por ai.

    ResponderExcluir
  5. Judite Silveira25/10/2011, 13:55

    sr. Dalmace,

    acredito que o Ecovilla seja uma evoluçáo de conceito para os loteamentos de Valinhos e sua implantaçáo possa trazer desenvovimento sustentavel para a regiáo e ser um polo gerador de empregos para os moradores do Parque Portugal.

    obrigada pela sua atençáo comigo e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir