Gruta Santa Rita
A gruta possui duas pequenas entradas principais de aprox. 2x2m no ponto mais alto do seu desenvolvimento, desenvolvimento horizontal 80,01m, vertical 32,26m e desnível de 18,05m.
Após o final da topografia os blocos continuam dispostos pelo canal por aprox. mais uns 20m onde o canal termina e a nascente ressurge. O entorno da caverna possui uma pequena faixa de mata de aprox. 10m laterais que acompanha a gruta por todo o canal.
Gruta Espírito Santo
Projeção horizontal igual à 83m e desenvolvimento linear de 89m. Seu desnível é de apenas 7m.
A gruta possui duas entradas principais, sendo uma em nível inferior (5x1,5m) localizada próxima a uma zona de extração de granito e a outra em nível superior formada por blocos maiores (4x4m), em que o acesso é realizado após algumas passagens em quebra corpo. A nascente em seu interior segue o sentido leste-oeste.
Perigo
Durante os trabalhos espeleológicos observamos a extração artesanal de blocos de granito à aprox. 100m de distância das cavidades. Este tipo de atividade parece frequente na região, o que compromete seriamente o patrimônio.
E perigo não esta só nas pedreiras, caso a mata ciliar não seja recomposta, as nascentes correm sérios riscos de assoreamento. Todas as nascentes associadas às cavidades são importantes zonas de recargas da bacia hidrográfica da região.
fonte:
XXIX Congresso Brasileiro de Espeleologia - jun/07
IMPACTOS EM GRUTAS GRANÍTICAS NA SERRA DOS COCAIS (VALINHOS-SP): PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO DESCONHECIDO.
Robson de AlmeidA ZAMPAULO; Jovenil Santos de SOUZA; Maria Helena PEREIRA; Claudia Santos LUZ.
GESMAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário