6 de agosto de 2010

Guarulhos pede compensação pelo Aeroporto


O município de Guarulhos adotou uma posição linha dura para combater a poluição provocada pelas operações de voo e decolagem no Aeroporto Internacional de Cumbica.

A pedido da prefeitura, o Ministério Público instaurou 42 inquéritos civis contra empresas aéreas solicitando a apuração dos danos causados pela emissão de poluentes na região.

Na ação, o MP exige que as empresas aéreas depositem recursos em um fundo criado especialmente para a recuperação de florestas e a preservação de áreas de proteção.

Estima-se que 14,4 milhões de toneladas de CO², gás de efeito estufa, sejam lançadas no céu do município, anualmente, em operações de pouso e decolagem – só em 2009, foram mais de dois mil embarques e desembarques.

O fundo de compensação ambiental, segundo a prefeitura de Guarulhos, permitiria aumentar a área coberta por florestas na cidade, de 30% para 45% do território. Também ajudaria na remoção de famílias e favelas de Áreas de Proteção Permanente, e na recuperação de nascentes, córregos e matas ciliares.

“Nossa proposta é que seja estabelecida uma forma de compensação ambiental para equilibrar o impacto causado pelas aeronaves, e que ao mesmo tempo ajude o Poder Público local a amenizar a situação”, afirmou o secretário do Meio Ambiente de Guarulhos, Alexandre Kise, em comunicado à imprensa.

OBS:  Muitos aviões saem de Viracopos e passam em cima da Serra dos Cocais. A prefeitura de Valinhos também poderia solicita esta compensação.  

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar os "Amigos da Serra dos Cocais" pelo belíssimo trabalho e informar que o Aeroporto de Viracopos, lançou na atmosfera não menos que 1.522.864 toneladas de CO². E, para compensar, somente a atividade em 2009, seriam necessários 304.572.800 árvores! Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos.
    Alexandre Kise
    alexandrekise@uol.com.br

    ResponderExcluir