12 de outubro de 2015

76% da população da região de Campinas têm baixa garantia hídrica



Na RMC 2,7 milhões de pessoas vivem sob ameaça da falta de água

O Fundo Nacional do Meio Ambiente lançou o Edital FNMA 01/2015 – Recuperação de Áreas de Preservação Permanente para a Produção de Água, em 22 de setembro de 2015. O edital tem como o objetivo promover a seleção de propostas que receberão recursos financeiros, não reembolsáveis, para realização de ações de recuperação florestal em áreas de preservação permanente localizadas em bacias hidrográficas cujos mananciais de superfície contribuem direta ou indiretamente para o abastecimento de reservatórios de regiões metropolitanas com alto índice de criticidade hídrica.

Os recursos do edital, no valor total de R$ 45 milhões, resultam da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Justiça e a Caixa Econômica Federal, por intermédio de seus órgãos de fomento e de apoio à gestão dos recursos hídricos no país.

A região de Campinas está contemplada no edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente, configurada pelo bioma da Mata Atlântica e classificada como,região cujos municípios têm baixa garantia hídrica, numa proporção que afeta 76% dos seus moradores.

Serra dos Cocais

Para o ambientalista Dalmace Capell Neto, da Associação Amigos Serra dos Cocais,“mesmo com a grave crise hídrica que estamos atravessando, os esforços das autoridades se concentram em construção de barragens e tratamento de água, pouco se ouve falar em recuperação e preservação de mananciais. Por isso, esta é uma excelente iniciativa do FNMA, ao disponibilizar grande volume de recursos para projetos de recuperação de nascentes e cursos d’água, com o objetivo de aumentar a disponibilidade hídrica para abastecimento público.


“Em Valinhos, a Serra dos Cocais é uma importante região produtora de água para a Grande Campinas. Porém, desde a época das fazendas de café, a Serra foi muito degradada e até hoje não recuperada, está abandonada, favorecendo a pressão imobiliária para sua urbanização.” (DalmaceCapell Neto)

A Prefeitura de Valinhos deveria aproveitar esta oportunidade para incluir um projeto de promoção do reflorestamento da Serra dos Cocais e preservar a área para garantir o abastecimento de Valinhos, que desde 2012 apresenta uma demanda de água maior que a quantidade ofertada aos seus habitantes, completa Dalmace.

Fonte: pedefigo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário