29 de setembro de 2014

A DEFESA DA SERRA E RESERVA BIOLÓGICA DO JAPI

De:
Afonso Peche Filho* e Yolanda Fernandez Páez**

O território do Japi é uma região de reconhecida importância ambiental para Jundiaí e cidades do entorno. Motivo de orgulho de boa parte da população local. Considerada pelos ambientalistas como uma ilha de biodiversidade entre dois mares urbanos a área encanta a todos e promove um enorme desejo solidário de preservação da sua beleza e biodiversidade. O movimento pela proteção das áreas naturais do Japi tem hoje segmentos organizados e de certa forma avançados quando comparados com outras unidades de conservação do país.

Apesar do alto valor ambiental deste território, parte da população considera que medidas de proteção são entraves para o desenvolvimento econômico regional e não reconhece a preservação ambiental como um caminho seguro para a sustentabilidade e um bem estar permanente.

A sociedade organizada em torno da proteção das áreas do Japi trava uma luta constante contra a ameaça das atividades econômicas geradoras de “conflitos de interesse” como é o caso do mercado imobiliário que trata da mercantilização de terras, a expansão urbana, a mineração e as atividades agrícolas.

A defesa da Serra e de sua Reserva Biológica significa um efetivo “querer” da população das cidades e das regiões do entorno. Neste sentido, a organização de bases de apoio às iniciativas estruturadas é fundamental, como também é estimular ações básicas como o avanço sobre o conhecimento da biodiversidade para diminuir o seu estado crítico de proteção. Saber como ocorre à distribuição das espécies, suas necessidades, seus inimigos naturais e os efeitos da variabilidade genética, endemismo, são exemplos clássicos sobre a falta de conhecimento que limita ações de defesa. No meio físico, entender os impactos ambientais resultantes da ocupação e uso das terras é fundamental para defesa dos ecossistemas locais. Estimular ações efetivas para o controle da erosão, da poluição e prevenção de incêndios são exemplos de medidas básicas e de grande valor.

Os “Defensores da Serra do Japi” é um grupo voluntário de idealistas que busca desenvolver ações organizadas para proteção da biodiversidade do território, que na verdade, formam uma “inteligência coletiva” que empresta sua “voz ativa”, seus braços e suas pernas na condução da sociedade para proteção das áreas naturais e o bem estar deste patrimônio do Brasil.



* pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas – IAC

** bióloga ambientalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário