2 de abril de 2014

Barragem está secando em Valinhos





A histórica barragem João Antunes dos Santos, responsável por 25% do abastecimento de Valinhos, está secando. O nível da água ocupa apenas 10% de sua capacidade e, sem chuva suficiente nos córregos Iguatemi e Bom Jardim, a cada dia vai baixando mais. Desde que foi idealizada por D. Pedro II para garantir o abastecimento de Campinas, com uma reserva de 34 mil metros cúbicos, nunca ficou tão seca.

O presidente do Departamento de Água e Esgoto de Valinhos (Daev), Luiz Mayr Neto, disse que já poderia ter alterado ou interrompido o rodízio desde 20 de março, quando as chuvas levaram a uma melhora sensível no nível das barragens. “A gente não tem como saber como será abril e decidimos manter a restrição no fornecimento porque a população aderiu à campanha de uso racional de água desde o primeiro dia, em 7 de fevereiro” , disse. Como a estiagem continua, a ampliação do racionamento voltou à pauta do Daev, que poderá restringir o fornecimento três por semana.

Apesar da resistência de algumas pessoas, que foram denunciadas por desperdiçar água, as reclamações diminuíram e o consumo segue nos mesmos níveis de 20% de redução observados no início da operação, informou. “O rodízio foi uma forma justa de garantir o abastecimento para todos. As pessoas apoiam o racionamento também por saber quais dias da semana ficarão sem água, principalmente aquelas que residem nas regiões mais altas e distantes das estações de tratamento” , disse.

Vila da Rocinha

Quando entrou em operação, em 1891, a represa pertencia à Vila da Rocinha (atual Vinhedo) e marcou também o início do abastecimento das residências dos 16 mil habitantes de Campinas. Antes disso, os campineiros pegavam água nos chafarizes do Centro.

Quando começou a funcionar — depois de uma obra que levou 15 anos para ser concluída — a água era filtrada em filtros lentos de área e seguia por gravidade em tubos de aço de 15 polegadas de diâmetro para um reservatório de 3 mil metros cúbicos. Dali, dois setores se incumbiam da distribuição através de tubulações inglesas de ferro fundido até as residências.

O sistema de abastecimento, embora considerado modelo no País, em menos de 30 anos se tornou insuficiente e Campinas precisou buscar outra fonte de abastecimento, desta vez no Rio Atibaia, que hoje é o principal manancial da cidade.

Outras captações

Embora em terras de Vinhedo, a barragem foi comprada por Valinhos em 1955, depois de um embate judicial decidido pelo Supremo Tribunal Federal. Essa barragem é composta por quatro lagoas que recebem água dos córregos Iguatemi e Bom Jardim. Como Vinhedo também se abastece do Bom Jardim, está havendo redução significativa do volume de água que chega a represa.

Além dessa represa, Valinhos capta água no Rio Atibaia para atender 50% da população e em outras três represas. As chuvas dos últimos dias melhoraram o nível de armazenamento da barragem das Figueiras que estava operando ontem com 90% da capacidade; a de Santana do Cuiabano com 100% da capacidade e a Moinho Velho com 75%. A Santa de Cuiabano é uma reserva estratégica, para ser usada quando os outros mananciais ficam com baixo volume.

Informações do Correio Popular

Leandro Ferreira/AAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário