O principal projeto da prefeitura é captar mais água do "esgoto do Atibaia" – desculpem – do rio Atibaia.
Mais da metade da água consumida na cidade vem do rio Atibaia, que por ser muito sujo, o tratamento para limpar sua água é caro e pouco eficiente, ou seja, pagamos caro para beber esgoto tratado.
Por outro lado, abandonamos nosso imenso manancial de água limpa e barata, captamos mais de 40% da água na Serra dos Cocais, e mesmo assim, não existe projeto em andamento para melhorar a produção e captação destes sistemas.
Vejam abaixo imagens de duas das barragens na Serra dos Cocais, as bacias hidrográficas estão bastante degradadas, com pouca ou nenhuma vegetação, até mesmo nas áreas de APP (área de proteção permanente).
Se a prefeitura ainda não tiver um projeto para recuperar estes locais, se faz urgente uma força tarefa para trabalhar nestas áreas, priorizando o reflorestamento das áreas degradadas com os "TAC e TCA." (sem custo para a prefeitura e para o dono da terra).
Vamos levar este assunto no Conselho de Meio Ambiente com esperança de que a prefeitura já esteja trabalhando neste assunto, se não estiver, que aceite nossa sugestão e fortaleça está proposta.
OBS - Segue resposta do Diretor de Meio Ambiente o Sr. Fernando Antoniazzi:
"...Entretanto, por mais que se otimize tais meios, penso os mesmo caibam a contribuir à necessidade do município, mas não substituirá de pleno a captação do Rio Atibaia. Outro aspecto, a bacia do Rio Capivari também deverá ser objeto de estudos à captação de água para o município. Outra questão importante a ser considerada é prever, para futuro não tão distante, o emprego ampliado da água de reuso. Este um dos temas que temos debatido mensalmente nos encontros da respectiva Câmara Temática da RMC, da qual também sou integrante...."
1 - Mapa hídrico sobreposto na imagem do google da Barragem das Figueiras
2 - Mapa hídrico sobreposto na imagem do google da Barragem Santana dos Cuiabanos
3 - Mapa hídrico sobreposto na imagem do google da Bacia do Bom Jardim (Abastece Vinhedo e Valinhos)
Imagens separadas:
1.2 - Imagem google Barragem das Figueiras
2.1 - Mapa hídrico Barragem Santana dos Cuiabanos
Leia mais sobre assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário