19 de novembro de 2013

Adutora rompe e deixa oito bairros de Valinhos sem água

As equipes do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) fazem na tarde desta segunda-feira (18) as obras de reparo na adutora que rompeu na tarde de domingo (17). A tubulação leva água até o reservatório do Jardim Silvânia, em Valinhos (SP). Segundo o DAEV, o rompimento afetou o abastecimento em oito bairros: Santo Antônio, Silvânia Nova Suíça, Nova Itália, Recreio dos Cafezais, Morada das Nascentes, Milenium, Paiquerê e Oruam. Por volta das 16h30, a distribuição foi normalizada exceto no Santo Antônio.

Segundo a assessoria do DAEV, o rompimento foi ocasionado por uma série de fatores, como os baixos níveis das águas dos mananciais que abastecem o município, como o Rio Atibaia. A falta de chuvas no período prejudica o abastecimento das barragens e faz com que as adutoras tenham dificuldade de bombear a água tratada para os reservatórios mais elevados da cidade, o que pode ocasionar o rompimento.

Com o calor o consumo de água também eleva e as adutoras operam acima da capacidade. Segundo o DAEV, na sexta-feira (15), as Estações de Tratamento de Água (ETA) 1 e 2 operaram com 70% da capacidade.

Atraso
A assessoria do DAEV também informa que as obras tiveram um atraso devido a um poste de alta tensão de 12 mil volts que estava com risco de ter a estrutura comprometida por conta do grande vazamento de água na área. Segundo a assessoria, uma equipe da CPFL está no local para fazer o calçamento do pilar para que as obras de substituição da nova tubulação sejam concluídas.

O DAEV prevê que até o início da noite os abastecimentos nas regiões comprometidas pelo rompimento da adutora devem ser normalizados. O consumo de Valinhos atualmente é de 34 milhões de litros de água por dia.

Do G1 Campinas e Região



Postado por probende75 em 19 novembro 2013, às 07 : 23 AM
http://omelhordevalinhos.com.br/portal/?p=43496

Nenhum comentário:

Postar um comentário