9 de abril de 2012

Tombamento da Serra na EPTV


O processo de tombamento de 220 km2 da Serra dos Cocais, aberto no fim do ano passado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), preocupa moradores de 25 mil residências nas cidades de Valinhos, Vinhedo, Louveira e Itatiba.

Representantes das quatro administrações municipais se uniram para tentar reverter a ação do órgão estadual, já que o projeto pode levar à diminuição na arrecadação de IPTU e provoca o temor de desvalorização dos imóveis.

O ambientalista Ernesto Paulella defende o projeto de tombamento proposto pelo órgão estadual, em virtude da importância da serra enquanto refúgio para a vida selvagem. "A olho nu, se vê muita pedra e vegetação rala, dá a impressão de ser uma região muito pobre do ponto de vista natural. Mas, muito pelo contrário, ela tem uma biodiversidade muito grande e é muito rica em afloramento de água", explica.

O prefeito Marcos José da Silva criticou o projeto. "A área delimitada para tombamento, como está sendo feito, vai engessar ou dificultar o comércio, as pessoas, empresas e prefeituras".

Por outro lado, em Valinhos também há diversas pessoas que são a favor do tombamento. "Eu acho que toda área verde, no mundo em que nós vivemos, deve ser preservadíssima", defende o aposentado Dirceu Guedes.

O projeto foi enviado às prefeituras dos municípios para que elas possam avaliá-lo.

http://g1.globo.com

2 comentários:

  1. T enho uma área pequena de 18 mil metros quadrados em Valinhos, na parte mais alta da Serra dos Cocais ha 42 anos. Uma pequena reserva de Mata Atlantica do Planalto. Sempre procurei preservar. A GEOLOGIA é diferente. Gostaria de mais informações. Pago IPTU como área urbana apesar de ficar ha 10 Km do centro de Valinhos. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Umberto,
    Precisamos do local exato para saber se está mesmo na área urbana ou pertence a área rural.
    Me envia seus contatos no e-mail serradoscocais@hotmail.com para podermos conversar melhor.
    Sds

    ResponderExcluir