17 de abril de 2012

Tombamento da Serra dos Cocais - Prefeituras reclamam. A natureza agradece.


O tombamento da Serra dos Cocais pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) veio em boa hora.

A Câmara Valinhos aprovou no ano passado um projeto de lei de autoria da Prefeitura, que sem estudos técnicos, e sem levar em conta a população que foi massivamente contrária nas audiências públicas, que entre outras coisas, aumentou a quantidade de residências por metro quadrado que seria possível construir na Serra dos Cocais, e troca o abastecimento de água limpa da Serra por água suja do Rio Atibaia. Este era o primeiro passo para a abertura da transformação de uma extensa área rural para área urbana, bem no meio das nascentes de água que abastecem Vinhedo e Valinhos.

Agora com o tombamento, nenhum projeto poderá ser aprovado sem antes apresentar um amplo e verdadeiro estudo de impacto ambiental que terá que ser aprovado também pelo Condephaat. 

As prefeituras de Valinhos e Itatiba foram veementes contra o tombamento, alegando que não foram consultados, porém para se resguardar, é normal nos processos de tombamento, que primeiro se assegure o patrimônio e depois se informe as partes interessadas. Porque se avisar primeiro, corremos o risco de o patrimônio ser degradado antes do tombamento. 

Outra reclamação das prefeituras foi o tamanho da área tombada, pegando uma parte da área urbana. Só que esta foi a delimitação inicial do processo, para garantir este rico patrimônio natural, agora os técnicos estão estudando e avaliando qual será a delimitação mais adequada para área.

Ficamos mais aliviados com o tombamento porque sabemos que Condephaat vai estudar bastante a região e impedir mega projetos que tentavam ser aprovados a qualquer custo.

Texto escrito para: www.canal22valinhos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário