19 de outubro de 2011

Boom Imobiliário e Agressão ao Meio Ambiente


No Brasil, devido às facilidades para financiamento da casa própria, está em curso um "boom imobiliário", e Valinhos não é diferente, os empreendedores estão ouriçados com as facilidades e oportunidades de se fazer muito dinheiro com a construção de novas moradias.  Porém, não se pode sair construindo moradias de qualquer maneira e em qualquer lugar, nossa cidade tem limitações tanto de espaço como de infra-estrutura, e principalmente em relação ao abastecimento de água.

Como nos espaços urbanos os terrenos são mais caros, os empreendedores visando lucros mais altos, compraram grandes extensões de terra em área rural, e agora tentam modificar o zoneamento da cidade, transformando suas terras rurais em áreas urbanas e multiplicando por 10 o valor de suas terras. 
Sem fazer estudos de impacto ambiental ou planejamento urbanístico, querem extinguir as áreas rurais do município em prol do desenvolvimento a qualquer custo. Custo esse que vai ficar para toda a população pagar no futuro, com o aumento de IPTU para levar a infra-estrutura para esta região.
Outro problema é o abastecimento de água que hoje já está crítico, vai ficar ainda pior, porque a região pretendida é um manancial importante que abastece o município. Com o impacto da urbanização virão  os problemas decorrentes da impermeabilização do solo: nas épocas de chuvas grandes enchentes; na época de seca, falta de água para o abastecimento da cidade, sem contar as erosões, assoreamento dos córregos e ribeirões.

Hoje existem vários animais em extinção moradores daquela região, como a onça parda, veado catingueiro, macaco sauá, jaguatirica, entre outros. Para onde vão estes animais ?  pouco tempo foi atropelada uma onça parda em Vinhedo, na região do cristo, é a urbanização pressionando os animais para a cidades.

Quando começarem as obras em Valinhos, não se assustem se faltar água na sua torneira e se de repente  aparecer uma onça no seu quintal.

Veja aqui o que aconteceu com a Espanha seguindo este modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário