24 de maio de 2011

Reciclagem de fachada

A prefeitura de Valinhos anunciou um novo sistema de coleta de lixo reciclável para a cidade, ao invés de coletar de casa em casa, o material reciclável será coletado através de contêineres espalhados pela cidade. 

Porém, o principal problema da reciclagem não é a coleta, e sim a destinação final. Para o reaproveitamento adequado, este material tem que passar por uma triagem que hoje é feita em Valinhos apenas pela Recoopera, que está com sua capacidade esgotada. 

Atualmente o lixo reciclável  que é hoje separado pelos moradores tem a mesma destinação do lixo comum, que é o aterro de Paulínia, a população tem todo o trabalho para separar corretamente este material e a prefeitura coleta mas não recicla. 

Para melhor a índice de reciclagem da nossa cidade necessitamos de mais profissionalismo da prefeitura, investindo em uma nova linha de triagem na Recoopera, incentivando a criação de novas cooperativas, mais galpões de triagem de material, e não encher a cidade de contêineres coloridos que servirão apenas para publicidade mas que continuará ineficiente e apenas de fachada, iludindo a população que se esforça para cooperar e não sabe que seu trabalho esta sendo em vão. 

Um comentário:

  1. Oi Dalmace. Fiz mais um filme sobre a Serra dos Cocais... Se quiser fique a vontade para posta-lo no blog. Abracos Marcelo Pera (rambo150@gmail.com) http://www.youtube.com/watch?v=mqoCD7o4dWw

    ResponderExcluir