9 de março de 2010

A fauna pede socorro – Degradação de habitats na Serra dos Cocais.


Uma das razões para a preservação da Serra dos Cocais é a diversidade de animais encontrada nessa região. A existência de fragmentos de vegetação nativa, formações rochosas, brotas d´água, córregos e lagos, assim como a distância de centros urbanos, forma um importante ecossistema para abrigar a fauna, inclusive espécies com algum risco de ameaça de extinção ou vulnerabilidade, como a Onça-parda ou Suçuarana (Puma concolor capricornensis), a Jaguatirica (Leopardus pardalis mitis) e o Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus).
 
Em meio à eminente conurbação, sobrevivem animais que dependem do equilíbrio desse ecossistema e de  seus recursos naturais, porém a ação antrópica tem modificado a paisagem natural da região, reduzindo a  disponibilidade de alimento e alterando o habitat, o que dificulta a perpetuação de espécies. Além de anfíbios, crustáceos e felinos, na Serra dos Cocais ainda é possível observar primatas como o macaco Sauá (Callicebus nigrifrons) e o Sagui-de-tufo preto (Callithrix penicillata), uma grande diversidade de pássaros e aves como o Tucano-toco (Ramphastos toco), a Garça-brancagrande (Ardea Alba), o biguá (Phalacrocorax brasilianus), o gavião carijó (Rupornis magnirostris), caracará (Caracara plancus), alma-de-gato (Piaya cayana), a coruja-buraqueira (Athenecunicularia), siriema (Cariama cristata), Jacupemba (Penelope superciliaris), entre muitas espécies. Também podem ser visualizados répteis como o lagarto Teiú (Tupinambis merianae) e a cascavel (Crotalus durissus), assim como roedores como esquilo (Sciurus ingrami), capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), preá (Cavia aperea) e ratão-do-banhado (Myocastor coypus).

Vale ressaltar, que a crescente especulação imobiliária direcionada à região da Serra dos Cocais e a falta de investimentos em atividades sustentáveis são atualmente fatores preocupantes para a manutenção do equilíbrio ambiental. Além disso, o déficit em programas e ações para recuperação das áreas degradadas compromete ainda mais os já fragmentados e fragilizados habitats, prejudicando a fauna local.

Rafael S. C. Lorenzino
Biólogo – CRBio 061192/01-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário