24 de novembro de 2009

Audiência Pública

Foi bonito de ver a população de Valinhos se manifestar contra as propostas do prefeito de alteração do plano diretor III e da lei de uso e ocupação do solo, na audiência pública realizada no dia 23/11 na prefeitura.

Vários discursos emocionantes mostraram a vontade da população de preservar nossos ricos recursos naturais.

Abaixo discurso do Presidente da Associação Amigos da Serra dos Cocais, e aproveitamos a oportunidade para solicitar aos que se manifestaram, que nos enviem um resumo de seus discursos para publicarmos no blog.

23° inscrito, Dalmace Capell Neto:

Boa noite,

O Sr. vice-prefeito iniciou esta audiência dizendo que a prefeitura de Valinhos é preocupada com o meio ambiente e que seus projetos são sustentáveis.

Pergunto: Como o Sr. sabe que são sustentáveis sem os estudos de impacto ambiental ?

Estudos estes que já deveriam estar prontos antes de qualquer análise, seja da municipalidade, das comissões, conselhos, e principalmente antes desta audiência pública.

Não é possível debater alterações tão importantes como essas sem o conhecimento dos impactos que serão causado no meio ambientais.

Esta é a primeira etapa que tem que ser feita e não a última como estão propondo.

Avise ao prefeito que já é melhor começar o estudo, porque não vai ter como fugir, a população esta presente, e vai acompanhar de perto.

Outra alteração proposta é a eliminação da necessidade de criação de lagos nos empreendimentos da macrozona rural turística, que fica na Serra dos Cocais, a proposta é captação de água do rio Atibaia.

A Serra dos Cocais além de fornecer 50% da água da cidade de Valinhos, é grande fornecedora de água para o Rio Atibaia.

O rio Atibaia abastece 95% da população da cidade de Campinas, e muitas outras cidades da região.

Além de matar as nascentes, o projeto quer captar água do rio para consumo. Em outras palavras, a Serra dos Cocais deixará de ser fornecedora de água e passará a ser consumidora. Reduzindo ainda mais a capacidade de abastecimento de água do Estado de São Paulo.

E pior ainda, o custo de captação será cobrado PARCIALMENTE dos empreendedores, e quem pagará a outra parte ? Foi para isso o aumento no IPTU ?

A Prefeitura tem que ser mais profissional na elaboração destes projetos.

Temos que convidar especialistas como Embrapa, Comitês das Bacias hidrográficas, Sabesp, entre outros. Para GARANTIR a SUSTENTABILIDADE destes projetos.

Como os vereadores gostam de falar. temos que ter RESPONSABILIDADE.

Mas não é só da boca para fora.

Exigimos os estudos de impactos ambientais, EIA-RIMA JÁ !

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário