25 de julho de 2016

Especulação imobiliária, destruição do meio e expropriação dos agricultores familiares - tombamento da área como forma de resistência

Por: Márcio Adriano Bredariol

O presente artigo tem por fim analisar e discutir o processo de tombamento da área conhecida como Serra dos Cocais, situada no interior dos territórios dos municípios de Itatiba, Louveira, Valinhos e Vinhedo, bem como os conflitos gerados por esta ação. Área de grande importância ambiental, extremamente antropizada e fragilizada, abriga variedade faunística e florística, além de mananciais que abastecem cidades das regiões de Campinas e Jundiaí.

Nos últimos anos, a área em questão vem sofrendo fortes pressões por conta da expansão urbana, em especial de condomínios e loteamentos fechados. Expansão urbana esta que tem efeitos devastadores sobre o meio e vem expropriando inúmeros agricultores familiares que se estabeleceram nesta importante região fruticultora há décadas.

Neste contexto, o tombamento da área mostra-se como a única forma de frear tal processo e ao mesmo tempo como forma de resistência à preservação da natureza e permanência dos agricultores familiares em suas terras.


Veja aqui o artigo completo


Especulação imobiliária, destruição do meio e expropriação dos agricultores familiares - tombamento da área como forma de resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário