31 de julho de 2015

Gaema quer que Valinhos e Vinhedo assumam proteção do Córrego Bom Jardim

O promotor de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente), Rodrigo Sanches Garcia, quer que os municípios de Valinhos e Vinhedo se comprometam em proteger a Bacia do Córrego Bom Jardim, que nasce na Serra dos Cocais e deságua no Rio Atibaia. A Bacia sofre com assoreamento e desmatamento.

Na quarta-feira (24), em reunião marcada pelo Gaema, os prefeitos de Valinhos, Clayton Machado (PSDB), e de Vinhedo, Jaime Cruz (PV), firmaram acordo para iniciar as atividades que visa proteger a bacia do córrego.

O primeiro passo será a elaboração de um Termo de Cooperação entre as cidades. Após a finalização do Termo de Cooperação, serão formadas duas unidades – uma Gestora e outra Executora – composta por funcionários das duas prefeituras.

De acordo com o promotor, as unidades receberão auxílio de entidades como o Comitê dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí; Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, do governo estadual; Embrapa e outras para a confecção de projetos de recuperação e proteção de áreas.


Estão localizadas ao longo da Bacia do Córrego Bom Jesus 49 propriedades em Vinhedo e 18 em Valinhos, que deverão ser identificadas para a realização do CAR (Cadastro Ambiental Rural). Entre os projetos de recuperação estão o monitoramento de nascentes, a delimitação de áreas de APPs (Áreas de Proteção Permanente), a colocação de barragens e bacias de contenção de águas.  (Carta Campinas com informações de divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário