14 de outubro de 2014

Incêndio na Serra dos Cocais assusta moradores

Por:Heriberto Pozzuto
no: ‎Pé de Figo Sim Senhor


 Incêndio na mata assusta a cidade

Uma segunda-feira de cenário apocalíptico em Valinhos

Como se já não bastasse a angústia imposta pelo r

acionamento de água na cidade, os valinhenses viveram nesta segunda-feira (13/10) um cenário infernal com intenso calor, coberta de fumaça e a cumplicidade de uma lua avermelhada.


Inúmeros membros do Pé de Figo reveleram-se assustados através de suas postagens:

"Um outro incêndio acontece na Serra dos Cocais entre o Parque Valinhos e a Pedreira São Jeronimo , Justamente de onde vem metade da nossa água." ( Juliano Fujita )

]'Gente, alguem sabe o que esta acontecendo ou onde é o incendio de hoje? Esta impossivel respirar na regiao da cecap e pq das colinas, alem de ter muita fumaça..." ( Patriciah Bissoto )

Mais contundente foi Demetrius Olivo que escreveu uma Carta Aberta ao prefeito municipal pedindo posicionamento das autoridades locais sobre as condições que o município dispõe para enfrentar situações desta natureza;

"Exmo Senhor Pefeito Municipal de Valinhos,

Já se passaram das 4 horas da manhã, o calor é intenso e, não se sabe o motivo, mas há focos de incêndio por toda a cidade. Diversas pessoas já ligaram no Corpo de Bombeiros e a resposta é a mesma: o fogo é em mata fechada e não se pode adentrá-la à noite.
Eu moro próximo ao Centro e daqui já se sente a fumaça no ar. Estou imaginando a dificuldade dos cidadãos (idosos e crianças, principalmente) que moram à beira dos locais incendiados.
É sabido que a fumaça liberada por qualquer tipo de fogo (florestal, inclusive) contém quantidades variáveis de monóxido de carbono, dióxido de carbono e material particulado. Sabe quais são as consequências?
Não sei se é o caso de estado de emergência, mas a Defesa Civil do Município precisa de uma ação imediata e, ao menos, iniciar um planejamento. O diretor da Defesa Civil, Edilson Bruscalin, poderia vir aqui e nos dar um parecer público ou, talvez, a sua assessoria de imprensa.
Provavelmente a UPA receberá muitos pacientes uma vez que várias pessoas estão postando dificuldades ao respirar o ar (ardência nos olhos, dificuldade ao respirar, aceleração dos batimentos cardíacos, etc).
Seria muito bom se houvesse uma investigação sobre a causa dos incêndios. Não podemos aceitar essa barbaridade em tempos de estiagem.
Obs.: Esta é uma carta pública com a intenção de obter informações, somente... pois nós, cidadãos, não podemos fazer nada nessa situação a não ser alertar nossos vizinhos e amigos a umedecerem (de alguma forma) suas casas.
Atenciosamente,
Demetrius Olivo"

Vídeos:
https://www.facebook.com/video.php?v=1483895958556125
https://www.facebook.com/video.php?v=300124743529454








Nenhum comentário:

Postar um comentário