6 de agosto de 2014

Exemplos em abastecimento de água

Exemplos para nossa região, preservação das nascentes e aproveitando melhor as barragens nos mananciais do próprio município para o abastecimento de água:

Santa Bárbara d’Oeste

Em meio à crise no abastecimento de água no estado de São Paulo, uma cidade do interior do estado tem água de sobra. Nos últimos vinte anos foram construídos dois grandes reservatórios no município de Santa Bárbara d’Oeste, que passa uma situação bem diferente do resto do estado, onde o governo busca medidas de emergência para a falta d’água. Com cerca de 180 mil habitantes, Santa Bárbara d’Oeste é um exemplo de planejamento de recursos hídricos. Até o final da década de noventa, o município possuía apenas um reservatório de água, suficiente para abastecer toda a população. Mesmo assim, foram construídas mais duas barragens, uma entregue em 1998 e outra em 2004.
represa-em-santa-barbara-tem-100-de-capacidade.html


Engenheiro Coelho

Na aridez da RMC (Região Metropolitana de Campinas), um oásis desdenha da crise. Engenheiro Coelho passa incólume à escassez e tem água sobrando. O reservatório que abastece a cidade está tão cheio que a prefeitura precisa interromper a captação três horas por dia, todos os dias, para evitar que transborde e alague o entorno. A fartura, explica o superintendente do Saeec (Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho), João Maurício Victor Herenann, é resultado de uma fonte abundante e área verde preservada.
Em-meio-a-seca-engenheiro-coelho-tem-agua-de-sobra.php

Extrema

O programa de Extrema reconhece o proprietário rural como prestador de serviços ambientais já que ele abre mão de ter lucro em áreas protegidas para garantir um bem comum que é a água. Em áreas conservadas, a água se infiltra no solo, forma bolsões freáticos na montanha, por exemplo, encharca o solo e o subsolo. Depois, vai se liberando devagar pelas nascentes, garantindo o abastecimento nos períodos secos. O proprietário inscrito no projeto ganha por ajudar a estocar água.
recuperacao-das-areas-de-nascentes-evita-falta-de-agua.html


Valinhos
Recuperar as bacias para captar mais água

Nenhum comentário:

Postar um comentário