21 de julho de 2014

Plano de Mobilidade Urbana Valinhos

Segue parte que fala sobre a Serra dos Cocais do termo de referência ao plano de mobilidade urbana de Valinhos:

A Audiência Pública será realizada no dia 31 de julho de 2014, com instalação da sessão marcada para às 18h00, na Sala de Reuniões Ivan Fleury Meireles, Paço Municipal, sito na rua Antônio Carlos, no 301, Centro, no Município de Valinhos e será presidida pelo Secretário de Transportes e Trânsito.


COMPARTIMENTO SERRA DOS COCAIS - CSC 

Este compartimento é delimitado: a oeste, pelo limite do núcleo urbano de Valinhos  (vários Compartimentos); a norte, pela Divisa Valinhos-Campinas e pelo Rio Atibaia;  a leste, pela Rodovia dos Agricultores e, ao sul, pela divisa de Valinhos com Itatiba.  Trata-se de uma área de ocupação de baixa densidade, com cenário natural registrando remanescentes de mata preservada, e ocupação esparsa por bairros de características rurais, com predomínio de chácaras. Neste compartimento, com  ligação direta para Itatiba, localizam-se: o condomínio Moinho de Vento, os bairros de Chácaras Alpinas e Parque Valinhos, o Clube de Campo de Valinhos e o Jardim São Bento, com características de periferia distante, surgido no entorno do Clube de Campo e por ele polarizado economicamente. 

Constituem-se seus principais eixos econômicos: 

a) a Rodovia Dom Pedro I, que tem grande potencial para o desenvolvimento econômico do Município; para o aproveitamento desta notável potencialidade, 7 são indispensáveis gestões junto ao Governo do Estado visando a viabilização de acessos e pistas marginais à Rodovia em território do Município, evidentemente desde que observadas as restrições ambientais. 

b) a Estrada Municipal Itatiba – Valinhos (Estrada do Jequitibá), que possui pista simples, com uma faixa por sentido, traçado sinuoso, com curvas e aclives acentuados, em função do relevo de serras, condições estas que tornam esta via mais propensa a acidentes. Diferentemente da Rodovia Dom Pedro I, este eixo deve ser preservado, visto que não apresenta o mesmo apelo nem as atratividades econômicas exibidas pela Rodovia D.Pedro I, além de que as restrições ambientais e a preservação dos vestígios de mata secundária não recomendam qualquer exacerbação de sua ocupação. Ao contrário, toda a sua área de influência é favorável à qualidade ambiental de Valinhos e indispensável à qualidade dos seus recursos naturais: da paisagem, dos recursos hídricos e do clima, economias vitais à atividade do Turismo ecológico. A destacar, ainda, neste compartimento, a existência de bairros pouco densos e  distantes, aspectos que desfavorecem a expansão urbana para estes lados, sob riscosde graves deseconomias urbanas precipitadas por vazios urbanos. 


ÁREAS DE INTERVENÇÕES (AI) 

Apenas uma intervenção, muito importante e de urgente execução, foi prevista neste compartimento, referente à sinalização deficiente constatada ao longo da Estrada do Jequitibá. 


CSC-AI-14. READEQUAÇÃO DA SINALIZAÇÃO E GEOMETRIA VIÁRIA JUNTO À 

BIQUINHA 

Projeto definido sob a constatação do elevado potencial de risco de acidentes na Estrada do Jequitibá, especificamente na localidade da Biquinha, onde situa-se um loteamento irregular, com construções implantadas sem o necessário recuo em relação à Estrada, fato agravado pela presença de crianças. Medidas urgentes deverão ser adotadas visando conferir segurança aos moradores e transeuntes na localidade. 


PROJETOS VIÁRIOS (PV) 

Apenas uma proposta de Projeto Viário foi definida para este compartimento: 8 


CSC-PV-50. ADEQUAÇÃO DO ACOSTAMENTO NA ESTRADA DOS JEQUITIBÁS, 

JUNTO AO CONDOMÍNIO CESALPINA 

O problema mais sério constatado na circulação viária do setor foi o da ausência de acostamento em determinados trechos, como no acesso ao Pesqueiro e Condomínio Cesalpina Park, tornando muito arriscada a espera para a conversão. 


PROJETOS ESTRATÉGICOS (PE) 

Às melhorias previstas para este compartimento é fundamental a articulação das políticas urbana e a de transporte e mobilidade, focando, principalmente, diretrizes de normatização da expansão urbana do Município. A questão crucial é evitar o crescimento descontrolado e desordenado, através da proliferação de loteamentos fechados, bairros periféricos distantes e loteamentos de chácaras, por decorrência da atividade imobiliária especulativa, e que acabam demandando infraestrutura e transportes, com graves ônus para o erário público. O ponto relevante é o aproveitamento das potencialidades econômicas da Rodovia D. Pedro I. 


CSC-PE-17. MELHORIA NOS ACESSOS ÀS PISTAS MARGINAIS NA ROD. D. 

PEDRO I 

A Rodovia D. Pedro I exibe notáveis atratividades econômicas para implantação de empreendimentos industriais, comerciais e de logística, de médio e grande portes. A efetivação destas potencialidades dependerá da adoção de medidas urgentes e indispensáveis à reserva de áreas para a implantação de pistas marginais e de adequações, na pista sentido Jacareí, para a construção de saída para o Bairro Suiço. 


CSC-PE-18. IMPLANTAÇÃO DE ESTRADA PARQUE NA SERRA DOS COCAIS 

Este Projeto contempla – ao mesmo tempo – a preservação dos requisitos ambientais à qualidade do espaço e as condições naturais propícias ao desenvolvimento das atividades turísticas e esportes rústicos (rapel, montain bike e cavalgadas). O acesso a tais práticas e atividades será viabilizada através de uma Estrada Parque, junto à Estrada dos Jequitibás e à Estrada Carlos de Carvalho Vieira e Braga no Pq. Alpinas, e, economicamente, através de parceria com o capital privado, por exemplo, pela exploração sustentável da extinta Pedreira.

Veja aqui a matéria e Plano de Mobilidade Urbana Completo 


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