17 de janeiro de 2014

Falta de Água




O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) instalou na terça-feira, dia 14, uma segunda bomba na Barragem Moinho Velho para aumentar de 50 litros por segundo para 67 litros por segundo o volume de água bruta que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) I.

A medida foi adotada em razão da mais severa estiagem dos últimos anos registrada em grande parte da região Sudeste e da drástica redução do nível da Barragem João Antunes dos Santos, que atualmente fornece 25 litros por segundo, bem abaixo dos 40 litros por segundo de períodos normais.

Com 110 litros por segundo, a Barragem das Figueiras completa o sistema integrado pelas Barragens Moinho Velho e João Antunes dos Santos, que abastecem a ETA I com 202 litros por segundo. Os primeiros dias têm apresentado resultados satisfatórios, como a manutenção do tratamento em horários de maior consumo.

Estiagem – De acordo com o Consórcio PCJ, dezembro foi o mês mais seco dos últimos 10 anos. O Sistema Cantareira, operado pelo DAEE, reduziu a vazão de água do Rio Atibaia, que abastece a nossa região, de 9 metros cúbicos por segundo para 5,76. Valinhos capta 210 litros de água bruta por segundo do Atibaia para abastecer 50% da cidade.

Blecautes – As fortes chuvas registradas nas noites de terça-feira e quarta-feira em Valinhos contribuíram para aliviar os níveis dos reservatórios, mas ainda são insuficientes para retirar os pedidos de uso racional de água. Os temporais têm provocado interrupções no fornecimento de energia elétrica, que é essencial para a operação das duas ETA e movimentar tanto as bombas de adução de água bruta quanto as de água tratada até os reservatórios e regiões mais altas da cidade e distantes do tratamento. O DAEV esclarece que nestes períodos de falta de energia, mantém equipes de plantão para rearmar as bombas o mais breve possível.

O DAEV pede à população que economize água neste período, como lavar carro, calçada, molhar jardim e banhos demorados etc, pois se todos usar água de forma racional não vai faltar.



Informações: Wagner Zambon Faneco – Daev

http://omelhordevalinhos.com.br/portal/?p=49494

Nenhum comentário:

Postar um comentário