6 de janeiro de 2014

Curso de Modelagem de Corredores Ecológicos

Nossa associação esteve presente: 

ICMBio, UNESP e TNC oferecem curso de Modelagem de Corredores Ecológicos


Por Milton Ribeiro

Iniciou-se nesta segunda-feira (16/12/2013) com programação até sexta-feira (20/12/2013), o curso Modelagem de Corredores Ecológicos & Pagamento por Serviços Ambientais. O curso está sendo oferecido pelo Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação (LEEC) da UNESP de Rio Claro, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) e a The Nature Conservancy – TNC Brasil. Tal iniciativa faz parte do projeto “Pagamento por Serviços Ambientais - Corredor das Onças”, coordenado pelo ICMBio no interior de São Paulo, e “Ecologia da paisagem: integrando ecossistemas e a urbe”, LEEC/UNESP. Durante o curso os participantes aprenderão como mapear e identificar fragmentos florestais e áreas mais propícias para criar corredores de ligação entre esses fragmentos, os chamados “corredores ecológicos”. Também é objetivo do curso identificar áreas de maior importância para restauração ecológica em uma agenda de compensação ambiental regional.

Dentre os objetivos do projeto Corredores das Onças destaca-se conservar a biodiversidade e melhorar a qualidade e quantidade de água na região do interior paulista, reconectando fragmentos florestais e reflorestando as margens dos rios e suas nascentes. Com isto, melhoramos de forma significativa a qualidade dos serviços ecológicos das florestas na manutenção dos ciclos hidrológicos. O objetivo final é aumentar a produção de água e proteger a biodiversidade presente em uma das regiões mais industrializadas e urbanizadas do Brasil. A produção de água de qualidade, por sua vez, resultará do próprio aumento da área florestada, bem como, do manejo adequado do solo com um uso agrícola mais sustentável.

O curso de 40 horas, que acontece no campus da UNESP em Rio Claro, conta com a participação de 35 profissionais de 20 instituições entre gestores das prefeituras de Araraquara, Louveira, Rio Claro e Limeira, além de representantes de sete ONGs e cinco instituições de ensino e pesquisa da região (Embrapa, ESALQ, UNESP, UNICAMP e UFSCAR). Ao final do curso, considerando o balanço entre custo de implantação e o benefício para a conservação da biodiversidade e manutenção dos serviços ecológicos essenciais para a sociedade, os participantes serão capazes de tomar a melhor decisão sobre quais áreas são prioritárias para conservação e restauração florestal, visando à manutenção do abastecimento de água na região.

O projeto Corredor das Onças foi premiado pela Associação das Nações Unidas (ONU) pelos resultados obtidos até o momento. O sucesso do projeto, no entanto, depende da adesão de novas propriedades rurais na região, cujos proprietários queiram contribuir para a manutenção da qualidade ambiental da região. Hoje são 12 propriedades comprometidas na manutenção e restauração de suas áreas de preservação permanentes (APP), recebendo apoio do projeto para a adequação ambiental e restauração dessas áreas através de financiamento de compensação ambiental de empreendimentos implantados na região. Maiores informações sobre como aderir ao projeto, resultados obtidos e sobre o curso oferecido podem ser obtidas no sitio do projeto no endereço http://www.icmbio.gov.br/corredordasoncas/. © fotos Calebe Mendes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário