13 de setembro de 2013

Projeto ambiental inédito levará 6 mil alunos à Serra dos Cocais em Valinhos





No próximo dia 17, alunos dos 6º e 9º anos da rede municipal de ensino de Valinhos terão uma nova experiência de educação ambiental. Eles participação de inédito projeto de ecoturismo em uma das mais belas regiões do município, a área de proteção ambiental Serra dos Cocais. O projeto inédito promovido pela Prefeitura, por meio de parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo e Educação, deverá beneficiar até 2016 cerca de 6 mil alunos que visitarão o local de mata nativa e reserva florestal.

Todos os alunos percorrerão uma trilha e no percurso serão abordados temas como formação geológica da Serra dos Cocais, importância da água e nascentes, fauna, flora, biologia e Meio Ambiente. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, a atividade integra a proposta de governo do Prefeito Clayton Machado que busca a preservação ambiental por meio da conscientização da população, bem como o fomento do turismo.

De acordo com o secretário da Educação, Danilo Sorroce, somente neste ano, cerca de 1.500 alunos visitarão o ‘Sítio Cocais Trilhas”, cuja propriedade já está preparada para receber turistas. A visita será realizada durante o período de aulas e integrará os novos projetos ambientais que estão aplicados à área de Educação.

“Ao estabelecer esta parceria inédita com o Departamento de Turismo que idealizou o projeto, a Secretaria da Educação poderá proporcionar de maneira inédita o aprendizado dos alunos da rede nas questões ambientais com uma vivência na natureza. Eles estarão acompanhados dos próprios professores de ciência, biologia, geografia e história que integram um grupo disciplinar criado exclusivamente para a aplicação do projeto”, destaca Sorroce.

Na primeira fase do processo houve uma preparação em sala de aula pelos professores das diversas matérias, dentro de um plano integrado de ensino visando explorar os aspectos da visita. Recentemente também houve no local one o projeto será desenvolvido uma visita técnica dos professores e coordenadores da Educação, juntamente com a equipe do Departamento de Turismo.

Despertar da consciência
Para o diretor do Departamento de Turismo, Franklin Duarte de Lima, esta será uma ação inovadora que contribuirá para a preservação do meio ambiente. “Queremos despertar nos alunos o interesse pela preservação do meio em que vivemos e também o conhecimento, uma vez que muitos não sabem que Valinhos tem grandes áreas de preservação ambientais, de nascentes e recursos hídricos de suma importância para todos nós e para as gerações futuras, como a área da Serra dos Cocais”, diz.

Segundo o diretor, o Turismo Ecológico é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que possam proporcionar a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ele ocorre. “Dividido em três pilares: interpretação, conservação e sustentabilidade, este tipo de turismo pode ser entendido como atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza comprometida com a conservação e a educação ambiental. Sua prioridade é que se desenvolva o respeito ao meio ambiente, a consciência pela preservação e a utilização correta dos recursos naturais pelos visitantes”, enfatiza.

Franklin ainda acrescenta. “Temos certeza que esta ação garantirá um momento memorável na vida de cada aluno, longe da rotina diária e próximo à natureza. Ecologia não é modismo, é necessidade! E nossa proposta é colocar em evidência o Turismo Ecológico em Valinhos”. Na última fase da proposta, e de volta à sala de aula, o aluno explorará os resultados por meio de apresentação de suas conclusões.

Sobre a Serra dos Cocais
A Serra dos Cocais de Valinhos tem importantes características. Nela estão localizadas nascentes que geram parte da água utilizada pelos moradores, as maiores cavernas graníticas do Brasil, a maior reserva contínua de mata do município. Além disso, tem fauna e flora específicas graças à peculiaridade de sua formação geológica.

Fonte: Elaine Reino Mori – Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Valinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário