20 de setembro de 2012

Falta de água no abastecimento de Valinhos


A demanda de água em Valinhos hoje já é maior que a produção. A Prefeitura está projetando a captação de mais água do rio Atibaia, que é quase um esgoto em natura, cheia de hormônios e agrotóxicos que não têm tratamento.


É esta água que a população de Valinhos quer beber ? 


Além de ser péssima para o consumo, o rio Atibaia também está no seu limite. O Comitê de Bacias PCJ não vai dar mais permissão para captação de água neste rio.  Leia a matéria: Região está à beira do Caos Hidrico


Na Serra dos Cocais existe muita água pura, de boa qualidade para consumo, a captação deste rico recurso além de ser mais saudável é muito mais barato para a população.


Então por que não investir neste manancial ? Por que a Prefeitura não tem projetos neste sentido ?


Enquanto não estiver garantida a produção de água suficiente para toda a população existente e prevista nos já liberados lotes e apartamentos que ainda estão vazios, nossa cidade não pode mais liberar novos empreendimentos residenciais. 


Seguem dados do Departamento de Água e Esgotos de Valinhos (DAEV):

A linha rosa indica a produção de água, o ponto da seta abaixo mostra a situação hoje, depois ela aumenta baseado numa possível captação de água do rio Atibaia que ainda não foi confirmada. Podendo não ser liberada.

Na linha azul temos a demanda. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário