6 de junho de 2012

Abrindo as veias para mais urbanização na APA Campinas




Na semana do Meio Ambiente, em Campinas, enquanto uma série de atividades é programada, como a exposição de reciclados, palestras, caminhada ecológica, mostras, distribuição de mudas e visitas à Mata Santa Genebra, ambientalistas aproveitam o momento para alertar a população sobre a APA – Área de Proteção Ambiental – da cidade.

A APA de Campinas é formada pelos distritos de Sousas e Joaquim Egídio e os bairros Carlos Gomes, Jardim Monte Belo e Gargantilha. Localizada a nordeste do município de Campinas, na divisa Jaguariúna, Pedreira, Morungaba e Valinhos, tem área de 223 km², e corresponde a 27% do município. Foi constituída por Lei Municipal de 07 de Junho de 2001,

O prolongamento da Av. Mackenzie é uma obras que incomoda os ambientalistas, porque estar em uma área da APA. O Presidente do COMDEMA, Rafael Moya, não concorda com a obra que deve começar nos próximos meses. Para ele, haverá impacto no ecossistema do local, podendo prejudicar até os mananciais hídricos, com potencial de abastecimento de água da população.

Para o Prefeito de Campinas, Pedro Serafim, no entanto, o incentivo à empreendimentos contribui com a APA, por promover um desenvolvimento ordenado e sustentável, evitando invasões, lembrando que foi assinado um (TAC) Termo de Ajustamento de Conduta para a liberação da obra.

O prolongamento da Avenida Mackenzie, com início no bairro Vila Brandina, dará aos motoristas um novo acesso aos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Está previsto um aumento de 8 quilômetros, a partir da Leroy Merlin até a entrada do condomínio Caminhos de San Conrado, no distrito de Sousas, com vários empreendimentos imobiliários já previstos para trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário