2 de abril de 2012

Quadro Arqueológico da Região de Itatiba

FORMAS DE HUMANIDADE
Apresentação Temática

Prof. Celso de Andrade

Etno-História Município de Itatiba e região

A ocupação pretérita dessa região perde-se no tempo, sendo registrada, quando do início da colonização européia (século XVI), a presença de índios de fala Tupi e de uma outra etnia, os “Guarus” ou “Guarulhos”, de língua desconhecida, provavelmente do tronco lingüístico Macro-Jê. O destino desses grupos indígenas foi o extermínio ou absorção pela sociedade brasileira que, desde então, se implantou nesse meio.

Interpretações diferentes não definem se os antigos habitantes desta região eram da qualidade Tupi ou Guaraní.

No processo colonial a então tribo guarulho, no século XVII, expulsos e perseguidos no planalto de São Paulo, vieram para as barrancas dos Rios Atibaia e Jaguarino então chamado Sertão de Jundiaí e de Camanducaia.

Fontes etno-históricasindicam para o Município de Itatiba a existência de indígenas de língua Tupi no início do século XVI. A essa população indígena posteriormente juntaram-se os brancos e negros. Num curto espaço de tempo histórico, de 1700 a 1800, as tribos originais haviam sido reduzidas praticamente a zero. Restaram, é certo, aqui e ali alguns poucos representantes dos guarulhosem Itatiba. Alguns núcleos familiares acabaram por se integrar no novo sistema o que, no caso de São Paulo deu origem ao célebre cabolocoou caipira paulista”

Quadro Arqueológico do Entorno da Região de Itatiba

Junto a abacia do Rio Piracicaba, do qual o Rio Atibaia é afluente. A bacia do Rio Piracicaba faz parte do contexto arqueológico da bacia do médio Tietê. Essa área foi ocupada por bandos de índios caçadores coletores a partir de 9.000 até 2.500 AP e por tribos horticulturas que produziram as cerâmicas das Tradições Tupiguaraniou Itararé a partir de 800 AP até a chegada do colonizador europeu.

Em estudo apresentado pela arqueóloga Neide Barroca Faccio sobre Itatiba, faz a afirmação que a região de Itatiba apresenta potencial arqueológico, ainda pouco conhecido, haja vista a ausência de pesquisas arqueológicas sistemáticas na área.

Foram escavados 365 cortes de verificação, com espaçamentos diferenciados de

A avaliação arqueológica na área pretendida para a implantação do empreendimento Villa Trump, de acordo com os geoindicadores arqueológicos presentes em cada área, além da observação da superfície e de perfis em todos os locais com visualização possível.

A história de Itatiba é conhecida por meio de documentos textuais esparsos e por tradição oral. Contudo, esta é a história de poucos. Esta pesquisa deve contribuir para o conhecimento de aspectos da História local e da Arqueologia que trata do período da colonização portuguesa no Brasil, bem como da preservação e promoção do patrimônio arqueológico local.

Arqueologia Preventiva Itatiba
Em 2005 –Realizado por Faccio:










Nenhum comentário:

Postar um comentário