19 de março de 2012

Movimento pela Criação do Parque de Barão




Campinas é uma grande cidade quase sem parques e áreas de lazer.As cidades com melhor qualidade de vida são aquelas que contam com parques onde a população pode ter contato com a natureza e atividades recreativas. Campinas conta com um número muito pequeno de parques, só o Parque Ecológico, um pouco isolado e sem sombras, o Bosque, lotado nos finais de semana, o Parque "Taquaral", também lotado, e outras áreas menores. Muito pouco para uma cidade de mais de um milhão de pessoas. Quem gosta de comparar Campinas com outras cidades diz que o campineiro só pode passear no shopping, que não tem outro lugar. É claro que não é bem assim, mas quem é que já não ficou sem opções de passeio no fim de semana em Campinas? Quanto por cento dos campineiros vai a algum parque no fim de semana ou num dia no meio da semana? Quando convidamos alguém de fora para um passeio em Campinas, onde o levamos? Não há como negar, Campinas precisa de mais opções!

Legado para o futuro

Riqueza Natural.As áreas naturais tombadas pelo Condepacc são fundamentais para a preservação das muitas espécies animais e vegetais, residentes e migratórias. É chegada a hora de assegurarmos que essa linda área tenha a destinação que sua natureza muito claramente lhe dá, o destino de se tornar um parque.

História e Cultura.Há também as riquezas histórico-culturais ameaçadas de degradação. O valor histórico das construções é relevante. Primeiramente um ponto de pouso de antigos tropeiros que saiam de S. Paulo em direção ao interior do país, a região se destacou a partir do início do Século XIX, na produção de açúcar e café. Segundo o Centro de Memória da Unicamp, em 1885, a fazenda Rio das Pedras produzia 30 toneladas de açúcar e tinha 150 mil pés de café, além de produzir muita aguardente. Rui Barbosa foi um dos proprietários da fazenda e gostava de passar suas férias por lá. Na década de 90, a propriedade sofreu desmembramentos e deu origem a alguns loteamentos, como a Cidade Universitária e o Condomínio Rio das Pedras.

Precisamos garantir que Campinas não venha a perder uma área tão ricamente dotada das melhores qualidades para se tornar uma área pública de lazer e recreação, onde, por todo o futuro de nossa cidade, gerações e gerações desfrutarão da sua beleza e história.

Veja mais: parquedebarao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário