9 de novembro de 2011

Resumo do I Fórum de Meio Ambiente do CCV

Assoc. Amigos da Serra dos Cocais participou no dia 15/10 do  I Fórum de Meio Ambiente do Clube de Campo Valinhos, segue abaixo resumo dos principais tópicos comentados:

- Influência na fauna e flora locais provocados pelos plantios realizados e a realizar:
Como estamos em uma área de transição entre mata atlântica e cerrado comentamos a possibilidade de plantarmos mudas variadas desses biomas, porém o representante da Secretaria de Meio Ambiente comentou que pela lei a área é considerada como mata atlântica e o plantio só pode ser com as espécies deste bioma.
Sugestões dos sócios: Investir no viveiro de mudas do CCV ao invés de comprar mudas. Montar e divulgar para os sócios uma lista de árvores como sugestão para o plantio nos lotes. 

- Onde e como realizar as próximas compensações ambientais: 
Devemos priorizar o plantio formando corredores ecológicos, a próxima área sugerida pelo nosso Presidente Eduardo Azzari é ligar a mata da pedra grande até o curso de água (continuidade do lago). 

- Como combater a vegetação exótica invasora que já se alastra intensamente. Uso de Roud-up ? 
O round-up sendo um veneno perigoso e podendo contaminar o solo, a água e os aplicadores, ficou definido que não será utilizado nas áreas de plantio, porém poderá ser utilizado em pequenas ocasiões localizadas não tendo outra alternativa. 
Sugestões de sócios: Plantar árvore pioneiras como a Embaúba, para fazer sobra e consequentemente não deixar as brachiarias avançarem. Um possível motivo das Margaridas terem se espalhado é que as maritacas se alimentam e espalham suas sementes, para evitar esta proliferação, plantar mais árvores provedores de alimentos para as maritacas. 

- Formação do Centro de Soltura de Pássaros: O CCV poderá disponibilizar uma área para receber aves do IBAMA e readaptá-la ao meio ambiente para posterior soltura.

 - Corredores Ecológicos: Para o próximo fórum, estudaremos possibilidades de corredores ecológicos entre o CCV e as fazendas vizinhas para facilitar a passagem dos animais. 

Demais considerações: Para evitar que ocorra desmatamento sem a devida compensação, devemos criar ferramentas para bloquear este tipo de ação. Como sugestão, todo projeto de novas construções devem antes passar pela Comissão de Meio Ambiente para analisar a devida compensação. O Presidente do Conselho Sr. José Benedito Neves levará este assunto para ser avaliado no conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário