23 de setembro de 2011

Entrevista para o site Canal22

Olá Amigos,

Segue abaixo entrevista feita para o site canal22valinhos.com.br e também publicado no blog cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com


Canal 22 fez uma entrevista com Dalmace Capell Neto, presidente da Associação Amigos da Serra dos Cocais, esclarecendo dúvidas e nos informando a importância que a Serra tem para a região de Valinhos e também para algumas cidades da região metropolitana de Campinas (RMC).

Na Serra dos Cocais nascem diversos córregos e ribeirões formadores do rio Atibaia, Ribeirão Pinheiros e do rio Capivari. Estes rios abastecem toda a região metropolitana de Campinas e na época de estiagem fornecem 50% da água da região metropolitana de São Paulo, por este motivo a Serra dos Cocais é de grande importância como bacia de recarga.

Com a urbanização, a Serra deixará de ser fornecedora de água do rio Atibaia para ser consumidora, debilitando ainda mais sua capacidade.

Também situado na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba, atualmente considerada com um quadro crítico pelo Comitê de Bacias Hidrográficas.


Canal 22: O que exatamente faz a Associação Amigos da serra dos cocais?

Dalmace:
 A Associação Amigos da Serra dos Cocais foi criada para fortalecer a voz das pessoas que querem preservar este rico patrimônio natural. Estamos trabalhando na divulgação da importância da Serra para a região, com exposição itinerante, palestras nas escolas e levando pessoas para conhecer de perto o pouco de natureza que ainda nos resta; criamos também um blog para juntar todas as informações e tornar mais fácil a divulgação (serradoscocais.blogspot.com).
Devido à grande pressão imobiliária a Associação está empenhada em não permitir que se urbanize a Serra dos Cocais de maneira predatória e sem planejamento; participando e convidando a população para participar das audiências públicas referentes aos projetos da prefeitura de alteração no Plano Diretor e no zoneamento da cidade, estamos participando também do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Canal 22: Conte-nos um pouco sobre a Serra, e os benefícios que ela nos traz.

Dalmace:
 A Serra dos Cocais está situada entre os municípios de Valinhos, Itatiba, Louveira e Vinhedo. Nela nascem diversos córregos e ribeirões formadores do rio Capivari, Ribeirão Pinheiros e do rio Atibaia, este último responsável por 95% do abastecimento de Campinas e outros municípios da região. Seu subsolo possui um conjunto de cavernas granitóides, algumas consideradas como as maiores do Brasil. Sua vegetação é uma transição entre mata atlântica e cerrado, abriga também um pequeno mostruário de flora seca da caatinga, um remanescente de vegetação da última fase seca da época da glaciação, de mais de 10 mil anos, nela habitam vários animais em extinção como a onça parda, o veado campeiro, Jaguatirica, e muitos outros.


Canal 22: Quando Você se tornou presidente da associação e qual a sua função nela?

Dalmace: Sou presidente da Associação desde de sua criação há mais de dois anos; minha função é gerenciar as atividades, encontrar parceiros especializados e fazer com que a Associção e a própria Serra dos Cocais seja conhecida por toda a região, postando notícias, matérias e trabalhos científicos em nosso blog.

Canal 22: A suposta urbanização da serra, gerou muita revolta aos jovens  e aos cidadãos que apreciam a beleza da serra, nossa cidade poderia investir mais em turismo e divulgação dessa beleza presente e reconhecida por poucos? Quais são suas ideias e o que você acha que deveria ser mudado para haver melhorias?

Dalmace: A revolta dos jovens é natural, sem apresentar estudos ou planejamento a Prefeitura de Valinhos e muitos Vereadores estão trabalhando para transformar quase todas as áreas rurais da cidade em áreas urbanas, a Serra dos Cocais é uma área muito delicada para ser tratada desta maneira, as pessoas ficam indignadas com esta forma de agir dos nossos políticos.
O turismo há muitos anos foi esquecido em Valinhos e a Serra dos Cocais tem um grande potencial com muitas cavernas, rios, paisagem nos topos dos morros, queremos criar corredores de mata para ligar a APA (área de proteção ambiental) de Campinas até a APA Jundiaí, formando um caminho natural para os animais e preservando o pouco de verde que resta no Estado de São Paulo.

Canal 22: Como fazer para se tornar um membro da Associação?Dalmace: Para se tornar um membro é fácil, não tem custo, basta enviar um e-mail para serradoscocais@hotmail.comcom seu nome e o número do RG, e depois participar das reuniões da Associção.

Canal 22: O que se espera do futuro da serra e o que pode acontecer se houver essa tal urbanização?

Dalmace: Serra dos Cocais é a única área verde entre os municípios da região, caso a urbanização aconteça, Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Campinas se tornarão uma única e gigante metrópole; hoje não existe infra-estrutura para suportar este crescimento, só no primeiro projeto de condomínio serão mais de 30.000 pessoas e nele não consta investimento na estrada por exemplo. Quem vai pagar esta conta é a população.

Visite o Blog! http://serradoscocais.blogspot.com/

Dalmace Capell Neto, 32 anos , Administrador de empresas, pós-graduado em Marketing, Presidente da Associação Amigos da Serra dos Cocais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário