Enquanto Valinhos cria leis para lotear e desmatar seus recursos naturais, Campinas trabalha para criar Áreas de Proteção Ambiental e Parques Naturais.
As terras da área proposta para criação da APA Campo Grande estão inseridas na bacia hidrográfica do rio Capivari. Abrigam importantes afluentes do rio Capivari, somando 68 nascentes.
Os estudos culminaram com a proposição de três Unidades de Conservação, com os objetivos de preservar os recursos ambientais e proporcionar qualidade de vida naquela localidade.
O corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente elaborou os Caderno de Subsídios, contendo localização, diretrizes ambientais, levantamentos temáticos, mapas, análises integradas aos Planos Locais, análise de legislação ambiental destas unidades de conservação, que podem ser visualizados abaixo.
As novas três unidades de Conservação são:
- Área de Proteção Ambiental do Campo Grande;
- Parque Natural Municipal do Campo Grande;
- Parque Natural Municipal dos Jatobás
Valinhos transformou 6 milhões de metros quadrados de área rural em área de logística na bacia do rio Capivari sem estudo de impacto ambiental, e está planejando urbanizar áreas ainda maiores e mais delicadas como na Serra dos Cocais.
Exigimos que a Prefeitura e a secretaria de Meio Ambiente de Valinhos elaborem trabalhos técnicos como os apresentados pela secretaria do Meio Ambiente de Campinas, estudando as áreas com mais profissionalismo antes de urbanizar toda a área verde da cidade.
Parabéns a toda equipe de Campinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário