O presente trabalho pretende elucidar a importância da interpretação do patrimônio como instrumento educacional para a compreensão de um passado histórico–cultural que interessa resgatar e conservar sobre a riqueza e complexidade do ambiente da Área de Proteção Ambiental – APA, aqui entendida como sinônimo de “educação ambiental”, por ser um laboratório vivo de atributos naturais e culturais possibilitando através do estudo entrar em contato direto com os diferentes ecossistemas. Além disso, a interpretação do patrimônio sinaliza uma dupla função de sua valorização, isto é, de um lado valoriza a experiência do visitante, levando-o a uma melhor compreensão, apreciação e singularidade do lugar estimulando suas várias formas de olhar e aprender o que lhe é estranho ; de outro, valoriza o próprio patrimônio, incorporando-o como atração e produto turístico. Nesse contexto, tomando como foco de estudo uma área territorial preservada e de reconhecido valor ambiental para Campinas e municípios vizinhos, a busca pela prática da interpretação do patrimônio propicia ao visitante desenvolver atitudes e posturas condizentes com a preservação do lugar já que o faz se sentir em um local especial e para a comunidade do lugar, um poderoso aliado ao desenvolvimento local e ao resgate do papel social do indivíduo, possibilitando oportunidades de trabalho e renda.
PATRÍCIA ZACZUK BASSINELLO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
ISTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
METODOLOGIA DA GEOGRAFIA
PROFESSOR: MARIA TEREZA LUCHIARI
ISTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
METODOLOGIA DA GEOGRAFIA
PROFESSOR: MARIA TEREZA LUCHIARI
Nenhum comentário:
Postar um comentário